quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

PASSATEMPO Nº 1 - A FIGURA MISTÉRIO

Participa até ao dia 20 de janeiro!



Nasceu em Siracusa – na altura um território grego, hoje região italiana – por volta de 287 a. C. Desde pequeno que queria ser cientista.
Fez descobertas que explicam muitas coisas, como o facto de os navios flutuarem na água e de os balões de ar quente subirem na atmosfera.
Apaixonou-se perdidamente pela Geometria. Para ele, as operações matemáticas, os triângulos e os círculos eram verdadeira magia. Foi o primeiro a estabelecer uma relação entre o perímetro da circunferência e o seu diâmetro. Descobriu o valor de Pi (representado pela letra grega π), aproximadamente 3,14. Para chegar à medida do perímetro bastou-lhe multiplicar a do diâmetro por aquele valor. Outra das descobertas foi ter determinado o volume de uma esfera.
Para além de génio da Geometria, era também um inventor. Uma das descobertas mais conhecidas – o famoso parafuso com o seu nome – ainda hoje é usada para tirar água de minas ou poços. Concebeu também sistemas de alavancas para escoar a água dos barcos. Costumava dizer: “Dêem-me uma alavanca e um ponto de apoio e eu moverei o mundo”.

Pista: Consulta a coleção Eureka! Eureka!


Quem vai ser o primeiro a responder correctamente?