sexta-feira, 1 de junho de 2012

ESCRITA CRIATIVA

A atividade de escrita criativa em articulação com a disciplina de língua portuguesa - "HISTÓRIAS DE VIDA", foi realizada de acordo com propostas diferenciadas, para cada um dos níveis de escolaridade.
Publicamos os textos premiados em cada um dos níveis.
Para o 7º ano a proposta era escrever uma autobiografia real ou imaginária.
1º Lugar do Concurso de Escrita Criativa
Chamo-me Ana Beatriz Alves Catalão, tenho 13 anos e nasci em Lisboa no dia 13 de Fevereiro de 1999. A minha residência atual é em Lisboa na Calçada do Carrascal Nº 40 – A, na (Picheleira).
O meu pai chama-se Carlos e a minha mãe Augusta. Os meus avós paternos já faleceram. O meu avô chamava-se António e a minha avó Ana. Quanto aos meus avós maternos, o avô Dimas e a avó Maria José, vivem comigo e com os meus pais.
Ando atualmente no 7º ano e já concluí o 1º e o 2º ciclo. Andei na associação Ester Janz desde o jardim-de-infância até ao 1º ano. Gostei muito de lá andar porque brincava muito com os meus colegas, de quem sou amiga até hoje.
A pessoa que mais me marcou foi a minha professora Teresa Cides, pois era muito querida e brincalhona. Andei desde o 2º ao 4º ano com ela na E.B.1 Actor Vale. Foi no 4º ano que eu e alguns colegas meus fomos selecionados para ir participar num concurso de bicicleta no Parque da Serafina, promovido pela Divisão de Formação e Segurança Rodoviária da C.M. Lisboa em 2009. No final, fiquei em 2º lugar e um colega meu em 1º lugar. Ganhei um capacete, uma taça e uma playstation portátil com um jogo. Foi um dia muito feliz!
Atualmente não pratico nenhuma atividade desportiva, mas comecei na natação aos 3 anos e deixei de frequentar aos 10 anos. Gosto de ocupar os meus tempos livres, a jogar basquetebol, badminton, a andar de bicicleta e a navegar na internet.
Em 2008 tinha 9 anos quando fui com o meu padrinho, madrinha e prima ao parque aquático e temático na Isla Mágica. Lá, havia vários divertimentos e andei em quase em todos. Também foi um dia muito feliz e divertido!
Em Agosto de 2010, fui passar férias a Salou em Barcelona,  com a minha família e mais uma vez foi o meu padrinho que nos levou. Foram os meus avós maternos, a minha mãe, eu, a minha priminha Isabella e a Geanne,  mãe da Isabella. Não gostei muito da praia, porque a água era muito salgada e ardia nos olhos. Também fomos ao Porto Aventura em Barcelona, outro parque temático e aquático, adorável.
Na Páscoa fomos quatro dias para Madrid, dois dos quais ao parque aquático e temático chamado Warner. O divertimento que mais gostei foi o da torre gigante, maior que a torre Vasco da Gama.
Conclusão: até agora, os dias mais felizes foram passados nos parques aquáticos e temáticos com a minha família.
Ana Catalão - 7º C
2º Lugar do Concurso de Escrita Criativa
Chamo-me Margarida Vieira e nasci no dia 7 de Junho de 1996, em Las Vegas, nos E.U.A.
O meu pai chama-se Tom Smith e a minha mãe Sara Vieira. Não sei muito sobre os meus antepassados porque os meus pais recusam-se a falar neles; só sei que os meus avós eram uns detetives muito famosos.
Ando no 10º ano e estou a tirar o curso de Ciências Políticas. A minha vida escolar não foi fácil, pois quando vim da América, não sabia falar muito bem português e isso tornava a minha vida difícil. Tirando isso, conheci pessoas muito simpáticas entre as quais, o Filipe pelo qual me apaixonei.
O meu passatempo favorito é o skate, mas não sei se é um desporto, receio que não. No entanto, também pratico basquetebol e esse sim, é um desporto a sério.
Neste momento vivo em Portimão com os meus pais. Viajo muito por causa dos negócios do meu pai. O meu sonho é ser campeã mundial de skate e o meu objetivo de vida é fazer deste mundo, um sítio melhor para se viver. Tenho poucos amigos, mas são os essenciais para ser feliz. Tenho uma boa relação com a minha família, embora eles sejam muito controladores.
A minha vida atual é uma montanha - russa, cheia de altos e baixos mas mais altos do que baixos.
Minal – 7º C
3º Lugar do Concurso de Escrita Criativa
         O meu nome é Jessica James e nasci no dia 25 março de 1986, em Nova Iorque. Sou descendente duma família real. O meu bisavô, avô e o meu pai foram monarcas que governaram a França durante muito tempo. Morreram em combate, mas felizmente ainda tenho a minha mãe que vive em França.
            Completei todos os meus anos escolares sem chumbar nenhum. Neste momento estou a fazer um curso de Direito com muito sucesso. Ainda me lembro do dia mais agradável da minha vida escolar, no 9º ano em que tive a nota mais alta do país inteiro. Todos os anos me recordo disso.
            Mas outros aspetos negativos marcam a minha vida. Por exemplo, o suicídio da minha irmã que intrigou e continua a intrigar toda a gente.
  A minha vida é sempre dum lado para outro: vou para Los Angeles, Texas, Chicago e muitos outros destinos, mas gostaria muito de ir estudar para Londres, porque o meu maior sonho é ser uma advogada conhecida.
            Sempre me dei bem com toda a gente, só não me dou bem com pessoas más. Acho que é preciso ser gentil, compreensivo para ter sucesso em profissões como a que desejo vir a ter.
            Tenho uma vida agitada, da qual gosto muito e espero realizar todos os meus sonhos.
Vinisha - 7º C

quinta-feira, 31 de maio de 2012

"O SENTIDO DA VIDA"

Na página "Acontece(u) na BE..." apresentámos todos os trabalhos realizados pelos alunos relativamente à ilustração das frases do livro o "Sentido da vida", de Oscar Brenifier, expostos na BE.
Dada a qualidade dos trabalhos apresentados, elogiada por toda a comunidade escolar, a escolha dos melhores não foi uma tarefa fácil. Parabéns à turma do 7º F e à professora Sofia Ottone que, mais uma vez, de forma extraordinária, conseguiu o envolvimento dos alunos neste desafio lançado pela BE.
Na sequência da votação efetuada pelos utentes da BE, apuraram-se os seguintes vencedores:

 1º LUGAR - Tiago Chaínho


2º LUGAR - Bárbara Santos


3º LUGAR - Gustavo Santos