quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Sentir, sinta quem ouve!,

Sentir, sinta quem ouve!, é uma actividade promovida pela biblioteca, dirigida a turmas e dinamizada pelo professor Paulo Franco. Trata-se de desenvolver o gosto pela leitura, lendo e ouvindo ler. Bem!!!
Eis algumas imagens das sessões:







Redacções da Guidinha é o título do livro que tem vindo a ser explorado. É uma compilação de crónicas de crítica social publicadas no Diário de Lisboa, entre 1969 e 1970, da autoria de Luís de Sttau Monteiro. Foi reimpresso em 2003 pela Areal Editores.  Para uns momentos muito bem passados, com histórias hilariantes, recomenda-se a leitura! É de tirar o fôlego! Porquê? Leiam para saber.


Dia Internacional dos Direitos Humanos

O Dia Internacional dos Direitos Humanos é celebrado anualmente a 10 de Dezembro.
A data visa homenagear o empenho e dedicação de todos os cidadãos defensores dos direitos humanos e pôr um fim a todos os tipos de discriminação, promovendo a igualdade entre todos os cidadãos.
A celebração da data foi escolhida para honrar o dia em que a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou, a 10 de Dezembro de 1948, a Declaração Universal dos Direitos do Homem.
Esta declaração foi assinada por 58 estados e teve como objetivo promover a paz e a preservação da humanidade após os conflitos da 2ª Guerra Mundial que vitimaram milhões de pessoas.
A Declaração Universal dos Direitos do Homem enumera os direitos humanos básicos que devem assistir a todos os cidadãos.
Este dia é um dos pontos altos na agenda das Nações Unidas, decorrendo várias iniciativas a nível mundial de promoção e defesa dos direitos do homem.
O dia 10 de Dezembro é também marcado pela entrega do Prémio Nobel da Paz.

O vídeo abaixo, apresenta uma perspectiva da defesa dos direitos humanos ao longo da história.


Na biblioteca encontra-se um placard com folhas em branco para que as preenchas com as tuas opiniões/ideias acerca dos direitos humanos.Frases, palavras soltas, desenhos…o que é importante é que penses sobre o assunto e que comuniques o que pensas. Tens esse direito! Usa-o bem! Participa!
E porque a figura de Nelson Mandela está inexoravelmente ligada à luta pelos direitos humanos, aqui ficam alguns aspectos da sua biografia. Para reflectir!