sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Actividade - "À descoberta da BE".

A professora Margarida recebeu os alunos do 5º ano para conhecerem os diversos espaços da BE, os recursos disponíveis e as regras de funcionamento e organização.
Foi realizado um peddy-paper que consistiu no preenchimento de um questionário, sendo necessário percorrer as estantes e as prateleiras para consultar várias publicações.
Esta iniciativa teve também por objectivo incentivar os alunos a frequentarem a BE.
Foram apuradas quatro equipas vencedoras:
1º lugar - Equipa 2 do 5º E (Carlos Pina, Flávio Pinto);
2º lugar - Equipa 5 do 5º B (Georgi Bonchev, Dong Bowu, Xinze Zeng, Minglei Yang);
3º lugar - Equipa 4 do 5º B (Honorina Brandão, Mariana Figueiredo, Carina Parshotam, Harpreet Kaur);
4º lugar - Equipa 3 do 5º B (Edy Veiga, Ana Ibrahim, Débora Lima, Piyush Samgi, Rui Leal).






Foram oferecidos aos alunos marcadores com sugestões de leitura para o 5º ano, de livros existentes na BE.
Aqui podes encontrar esses marcadores, assim como outros, elaborados com o mesmo objectivo, destinados aos alunos de 6º, 7º, 8º e 9º Ano. Estes marcadores podem ser impressos, colados e plastificados.
Podes contar com a colaboração da BE!



Consulta aqui o Questionário, as respostas e os resultados finais:



domingo, 2 de outubro de 2011

A equipa da BE deseja a toda a comunidade escolar um ano letivo com muito sucesso.
Escrevam-nos e façam-nos chegar as vossas sugestões.
É com muito agrado, que publicamos mais um comentário dos nossos pequenos grandes leitores.
Passem pela BE e façam muitas leituras!

 “Um livro tem sempre dois autores: o que o escreve e o que o lê”.
                                                                                            Jacques Salomé

sexta-feira, 1 de julho de 2011

quarta-feira, 29 de junho de 2011

O menino no espelho

História... histórias de uma vida infantil, diário de sonhos, vistos à luz de uma passagem do tempo... infinita!
Lembras-te de quando o teu sonho de infância valia tudo? Bastava ser sonho somente! Reencontro com a nossa infância, num sopro... num traço... na palavra brincadeira intemporal. E daí se libertam os valores de um olhar original, a criança.

Prof. Paulo Franco

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Li, gostei e recomendo...

Este é o 3º volume das Crónicas de Pellinor. A história fala da Maered que tem poderes sobrenaturais que todos desconhecem, incluindo ela.
Nesta saga ela procura resolver o enigma passando por vária aventuras.
Quando comecei a ler o livro não consegui parar, é viciante e espectacular. Até os meus pais e a minha irmã acabaram por lê-lo. Por isso aconselho a requisitá-lo, pois toda a família o vai querer ler.

Também há, no meu blog, outros livros que gostei de ler.
Visitem-no e deixem um comentário!


http://nd1998.blogs.sapo.pt/

Nirali Dilipe Cumar nº19 - 7ºC

quinta-feira, 16 de junho de 2011

O gosto de ler!

Eu adoro ler e por isso tenho requisitado vários livros na BE.
Primeiro, quando entrei nesta escola só lia banda desenhada, da colecção do "Tim Tim", que me agradava muito, mas passado algum tempo, a BE deu-me muita vontade de ler livros grandes, cheios de textos, de que gostei ainda mais. Li e adorei o "Cãozinho mágico", o "Diário de um bananas" e ainda muitos outros livros.
E cada vez que vou lendo mais livros, sinto que vou lendo melhor. Lendo, aprendi a beleza dos livros e o sentido das coisas e aprendi que ler é uma maneira de olhar o mundo!
Nesta altura a minha autora preferida é Sophia de Mello Breyner Andersen e o meu autor preferido é José Jorge Letria.
Uma última coisa que tenho a dizer é que todos devemos ler e gostar de ler.

Bhavini Hasmuclal Vassaramo, nº 3 - 5º B.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Comemorações do Aniversário de Fernando Pessoa


Mar Português


Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!


Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma nao é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.


                    Fernando Pessoa, in Mensagem

quarta-feira, 8 de junho de 2011

ENTREGA DE PRÉMIOS

Hoje, realizou-se na Escola E. B. 2, 3 das Olaias uma cerimónia para a entrega dos prémios aos alunos do Agrupamento, que participaram nas actividades promovidas pela BE e pelos grupos disciplinares de Língua Portuguesa, Inglês, Francês e Matemática.

Parabéns a todos os vencedores!

terça-feira, 29 de março de 2011

Comentários de leituras

Recentemente, li o livro - "O caminho mais longo" - uma viagem de mota, à volta do mundo, realizada por dois amigos actores.
Partindo de Londres atravessam a Europa, a Ásia, o estreito de Bering, a América do Norte e chegam a Nova Iorque, uma viagem que demorou 16 semanas e na qual percorreram, aproximadamente, 30 000 Km. A longa e fascinante aventura dos dois amigos, é relatada neste livro. Escolhendo sempre o caminho mais longo e vencendo inúmeros obstáculos que pareciam intransponíveis, concretizam o seu sonho.
Recomendo a sua leitura a todos, em especial aos alunos do 9º ano de escolaridade, que pretendam aprofundar os seus conhecimentos de Geografia. Pela estrada descobrem fantásticas paisagens, a simpatia dos povos que habitam as regiões mais hostis do globo, as suas diferenças culturais e as desigualdades económicas entre as regiões. Pelo caminho ainda têm tempo de apoiar projectos da UNICEF, na Mongólia, na Ucrânia e no Cazaquistão. Os dois ficaram profundamente sensibilizados "com a coragem que as crianças criadas na pobreza, exploradas e esquecidas pelo resto do mundo, necessitam para sobreviver." Enaltecem o trabalho desta organização, cujos funcionários consideram verdadeiros heróis, que promove e protege os direitos das crianças e apelam a todos para ajudar, fazendo doações ou comprando artigos da UNICEF.
A não perder...

Mercês