À semelhança dos últimos anos, o 25 de Abril de 74 foi lembrado em encontros com turmas, dinamizados por técnicas do serviço educativo do Arquivo Municipal de Lisboa. Uma sessão teórico-prática, no dia 3 de Abril, que terminou com uma exposição de cartazes pintados pelos nossos pequenos artistas de duas turmas de 6ºano.
segunda-feira, 19 de maio de 2014
A revolução de 25 de Abril de 1974
À semelhança dos últimos anos, o 25 de Abril de 74 foi lembrado em encontros com turmas, dinamizados por técnicas do serviço educativo do Arquivo Municipal de Lisboa. Uma sessão teórico-prática, no dia 3 de Abril, que terminou com uma exposição de cartazes pintados pelos nossos pequenos artistas de duas turmas de 6ºano.
À semelhança dos últimos anos, o 25 de Abril de 74 foi lembrado em encontros com turmas, dinamizados por técnicas do serviço educativo do Arquivo Municipal de Lisboa. Uma sessão teórico-prática, no dia 3 de Abril, que terminou com uma exposição de cartazes pintados pelos nossos pequenos artistas de duas turmas de 6ºano.
sexta-feira, 28 de março de 2014
Internet mais segura
No dia 11 de fevereiro,
comemorou-se o Dia da Internet Mais Segura. Este ano, o tema aglutinador foi
“Juntos vamos criar uma Internet melhor". Na semana de 10 a 14 de
fevereiro, numa articulação entre o PTE e a BE, foram realizadas atividades relacionadas
com a temática da segurança, com algumas turmas, sobretudo do 5º ano, De pequenino…
Foram explorados os jogos do projeto Seguranet - http://www.seguranet.pt/1_2ciclos/
- nas vertentes conviver na Internet,
direitos de autor, e-mail e palavra-chave. Com as recomendações retiradas dos
jogos, foram elaborados cartazes – um bom exercício de utilização de
ferramentas informáticas -, posteriormente divulgados à escola. Mais uns
conhecimentos adquiridos!
Para os encarregados de educação,
foi organizada uma sessão de sensibilização com o apoio do Centro de
Competência em Tecnologia e Inovação (IEUL), dinamizada pelo Dr. Nuno Doroteia,
no dia 10 de março. Os presentes consideraram muito importantes os temas
abordados. Ficaram todos um pouco mais esclarecidos.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014
Sentir, sinta quem ouve! E o Dia dos Namorados!
Esta actividade, já aqui noticiada, desenvolve-se ao longo do ano. Dia 14 de fevereiro foi o Dia dos Namorados. Durante essa semana, foi explorado o capítulo IX - Nas garras do primeiro amor - do livro O menino no espelho, de Fernando Sabino, escritor brasileiro. Muito a propósito!... Para lembrar, para sorrir...Recomenda-se a leitura do livro! Aqui ficam algumas páginas para aguçar o apetite e homenagear quem merece!
<div data-configid="6562246/6808185" style="width: 525px; height: 371px;" class="issuuembed"></div><script type="text/javascript" src="//e.issuu.com/embed.js" async="true"></script>
E, para a posteridade, aqui ficam algumas imagens da actividade e também da exposição de trabalhos de alunos em Inglês e do painel informativo acerca do Dia dos Namorados e da lenda de São Valentim, preparado pela equipa da Biblioteca. Para celebrar o amor!Oficina digital
O dia 7 de Fevereiro foi o início de uma actividade semanal sobre a utilização do computador e da internet - a Oficina digital - aberta aos alunos interessados, preferencialmente os mais jovens. A lotação esgotou. Foram 13 os inscritos, o que vai dar sorte! Tem havido interesse, empenho e aprendizagem! Não se trata de aulas de informática. Até ao fim do ano algumas questões vão ser abordadas nesta área, porque o saber não ocupa lugar!
Encontro com Luís Fernandes
No dia 31 de Janeiro tivemos oportunidade de receber na Biblioteca um dos autores do livro Plano Bullying - Como apagar o bullying na escola, Luís Fernandes, numa acção dirigida a duas turmas do 3º ciclo. Formado na área da Psicologia Educacional, Luís Fernandes foi docente no ensino superior e tem coordenado e supervisionado vários projectos relacionados com o tema do bullying e a violência na escola. Estas questões são, infelizmente, actuais e há que estar atento a todos os sinais. É importante prevenir! O poder de comunicação de Luís Fernandes é incontestável e a mensagem passou. O livro, editado pela Plátano Editora, é um instrumento de trabalho que se recomenda a todos os que interagem e têm intervenção na formação de crianças e jovens.
quarta-feira, 11 de dezembro de 2013
Sentir, sinta quem ouve!,
Sentir, sinta quem ouve!, é uma actividade promovida pela biblioteca, dirigida a turmas e dinamizada pelo professor Paulo Franco. Trata-se de desenvolver o gosto pela leitura, lendo e ouvindo ler. Bem!!!
Eis algumas imagens das sessões:
Eis algumas imagens das sessões:
Redacções da Guidinha é o título do livro que tem vindo a ser explorado. É uma compilação de crónicas de crítica social publicadas no Diário de Lisboa, entre 1969 e 1970, da autoria de Luís de Sttau Monteiro. Foi reimpresso em 2003 pela Areal Editores. Para uns momentos muito bem passados, com histórias hilariantes, recomenda-se a leitura! É de tirar o fôlego! Porquê? Leiam para saber.
Dia Internacional dos Direitos Humanos
O Dia Internacional dos Direitos
Humanos é celebrado anualmente a 10 de Dezembro.
O vídeo abaixo, apresenta uma perspectiva da defesa dos direitos humanos ao longo da história.
A data visa homenagear o empenho
e dedicação de todos os cidadãos defensores dos direitos humanos e pôr um fim a
todos os tipos de discriminação, promovendo a igualdade entre todos os
cidadãos.
A celebração da data foi
escolhida para honrar o dia em que a Assembleia Geral das Nações Unidas
proclamou, a 10 de Dezembro de 1948, a Declaração Universal dos Direitos do
Homem.
Esta declaração foi assinada por
58 estados e teve como objetivo promover a paz e a preservação da humanidade
após os conflitos da 2ª Guerra Mundial que vitimaram milhões de pessoas.
A Declaração Universal dos
Direitos do Homem enumera os direitos humanos básicos que devem assistir a
todos os cidadãos.
Este dia é um dos pontos altos na
agenda das Nações Unidas, decorrendo várias iniciativas a nível mundial de
promoção e defesa dos direitos do homem.
O dia 10 de Dezembro é também
marcado pela entrega do Prémio Nobel da Paz.O vídeo abaixo, apresenta uma perspectiva da defesa dos direitos humanos ao longo da história.
Na biblioteca encontra-se um placard com folhas em branco para que as preenchas com as tuas opiniões/ideias acerca dos
direitos humanos.Frases, palavras soltas, desenhos…o que é importante é que
penses sobre o assunto e que comuniques o que pensas. Tens esse direito! Usa-o
bem! Participa!
E porque a figura de Nelson Mandela está inexoravelmente ligada à luta pelos direitos humanos, aqui ficam alguns aspectos da sua biografia. Para reflectir!
terça-feira, 3 de dezembro de 2013
Passatempo A terra mistério Nº 4
Depois de termos andado por Pombal, Braga e Évora (soluções dos passatempos 1, 2 e 3) vamos descobrir mais uma cidade portuguesa? Sigam as pistas aqui:
https://drive.google.com/file/d/0B4MR7VVa04rdMU1HVG5zdXItcHc/edit?usp=sharing
E participem!
https://drive.google.com/file/d/0B4MR7VVa04rdMU1HVG5zdXItcHc/edit?usp=sharing
E participem!
sexta-feira, 22 de novembro de 2013
Passatempo A Terra Mistério Nº 3
Mais um passatempo: o terceiro sobre uma cidade portuguesa. Vejam-no aqui:
https://drive.google.com/file/d/0B4MR7VVa04rdWUxwU1lJdzUtMFU/edit?usp=sharing
Queremos a vossa participação! E a vossa curiosidade e interesse! Podem pesquisar outras informações na Internet ou nos livros da biblioteca. O saber não ocupa lugar!
https://drive.google.com/file/d/0B4MR7VVa04rdWUxwU1lJdzUtMFU/edit?usp=sharing
Queremos a vossa participação! E a vossa curiosidade e interesse! Podem pesquisar outras informações na Internet ou nos livros da biblioteca. O saber não ocupa lugar!
quarta-feira, 20 de novembro de 2013
O que tem acontecido
Algumas notícias importantes:
Projecto de Voluntariado de Leitura
Trata-se de um voluntariado de
natureza curricular, sendo a voluntária uma estudante universitária da FCSH, instituição que
estabeleceu um protocolo com a RBE que, por sua vez, é o elo de ligação com as
escolas. Desde o início de Outubro, a biblioteca tem acolhido e apoiado o projecto que está a ser desenvolvido com três grupos de alunos de 2º ciclo (10 no total) que manifestaram interesse na participação. Para melhorar a leitura, mas não só! Já descobriram os contos de Hans Christian Andersen, já ilustraram e escreveram sobre eles, já trabalharam uma pequena peça de teatro sobre a alimentação e fizeram fantoches...enfim, tem dado para muitas formas de leitura e comunicação. Tem sido um sucesso? Tem! São os alunos que o afirmam. Aqui ficam algumas imagens.
Visita de estudo ao Arquivo Municipal da Torre do Tombo
No dia 23 de Outubro, convidámos a turma 5º A e as respectivas professoras de História e Educação Visual para uma visita à Torre do Tombo e à exposição sobre Hans Christian Andersen, aí patente.Houve grande entusiasmo, interesse e participação. E muita informação! Eis o folheto explorado em aula, após a visita:
Actividades em articulação com o Arquivo Municipal de Lisboa
No dia 12 de Novembro o terramoto chegou às Olaias. O serviço educativo do Arquivo Municipal de Lisboa veio à biblioteca recordar o terramoto de 1755. Foi uma lição de história, com a descrição dos acontecimentos do dia 1 de Novembro de 1755 e da reconstrução de Lisboa, com recurso a documentos do Arquivo.
Seguiu-se uma actividade prática: a montagem de uma planificação de um edifício pombalino, em cartolina. Cortar, dobrar, colar, não é tão fácil como parece. As turmas 5º A e 6º B foram as convidadas.
quarta-feira, 6 de novembro de 2013
segunda-feira, 28 de outubro de 2013
Passatempo A Terra Mistério
TERRA E TERRAS é o tema aglutinador escolhido este ano para todo o agrupamento. Com o passatempo A TERRA MISTÉRIO pretende-se que saibas um pouco mais acerca de Portugal e de outros países, a partir de informações sucintas sobre cidades, regiões, locais. E que aprendas a pesquisar!
Quem quer participar? Aqui está o primeiro passatempo:
28 de Outubro - Dia da Biblioteca Escolar
O "Mês Internacional
da Biblioteca Escolar" pretende celebrar a importância das bibliotecas
e tem vindo a decorrer, em outubro, um pouco por todo o mundo. A Rede de
Bibliotecas Escolares associa-se a este evento internacional e decidiu declarar
o dia 28 de outubro como o Dia
da Biblioteca Escolar.
Biblioteca
escolar: uma porta para a vida é o tema para este ano.
Vamos comemorar? Claro que vamos! Saber ler, saber
escrever, saber ouvir…são questões fundamentais para a aprendizagem. Por
isso, pedimos a colaboração dos professores, independentemente da disciplina que leccionam, na actividade que a Biblioteca preparou para hoje, de modo a envolver todas as turmas da escola. Os resultados da reflexão que está neste momento a acontecer em cada sala de aula? Esperamos poder divulgá-los brevemente. As expectativas são altas!
quarta-feira, 16 de outubro de 2013
Dia Mundial da Alimentação
Retomamos a publicação neste blogue desejando um óptimo ano a toda comunidade educativa deste agrupamento. Desde o dia 16 de Setembro já muito se fez, mas o blogue não acompanhou essas andanças. E regressamos com a comemoração do Dia Mundial da Alimentação - 16 de Outubro - e com o primeiro passatempo da Biblioteca Escolar, exactamente sobre esse tema.
Aqui podem encontrar em formato e-book uma publicação, sob a coordenação científica da Prof. Dra. Isabel do Carmo, Comer bem é + barato, com ementas equilibradas nutricionalmente, informações acerca de alguns nutrientes e sugestões de como escolher e conservar alimentos:
Aqui podem encontrar em formato e-book uma publicação, sob a coordenação científica da Prof. Dra. Isabel do Carmo, Comer bem é + barato, com ementas equilibradas nutricionalmente, informações acerca de alguns nutrientes e sugestões de como escolher e conservar alimentos:
E ainda um link para a Associação Portuguesa dos Nutricionistas, onde para além destas informações podem aceder a vídeos: http://www.apn.org.pt/scid/webapn/defaultCategoryViewOne.asp?categoryId=885
E agora o nosso passatempo:
As perguntas encontram-se aqui. Participa! Ganhas sempre em conhecimento! Responde através do email da biblioteca.
sexta-feira, 5 de julho de 2013
Ilustração dos poemas sobre o Mar
Em meados de Abril, face ao sucesso da semana da leitura e à qualidade dos poemas colectivos resultantes da participação de 17 turmas, a BE lançou um novo desafio. Desta vez, foi dirigido aos professores de Educação Visual dessas mesmas turmas. Consistiu na ilustração dos poemas anteriormente construídos e mereceu a adesão de 14 turmas, algumas com trabalhos individuais. O resultado destas articulações, foi montado e exposto na BE. Existe a intenção de, futuramente, constituir um livro com os poemas e as respectivas ilustrações, uma vez que não se pode perder a criatividade patente nos trabalhos realizados. Parabéns! Será um privilégio integrá-los na colecção da BE e um dever preservá-los!
Divulgamos aqui algumas pequenas maravilhas...quarta-feira, 26 de junho de 2013
"ARRAIAL DE PALAVRAS"
A Biblioteca Escolar colaborou com a iniciativa da CML - "Arraial de Palavras".
A atividade de escrita de poemas colectivos sobre o "Mar", integrada na Semana da Leitura, implicou na altura um levantamento e registo de palavras associadas a esse tema, conforme divulgado em março. No início de junho, inscreveram-se essas palavras (substantivos, verbos, adjetivos...) em bandeirolas, construindo festões que foram enviados para a CML. Unidos a outros, de muitas outras escolas, foram afixados nos jardins do Museu da Cidade.
segunda-feira, 24 de junho de 2013
3º ENCONTRO INTERGERACIONAL
O 3º Encontro Intergeracional, Avós na Escola - atividade com os utentes do Centro de Dia do Espírito Santo, beneficiários do projeto - “Viver Saudável”, da responsabilidade dos Médicos do Mundo, em articulação com a disciplina de EMRC e a Biblioteca Escolar -, realizou-se no dia 24 de maio.
Antes do encontro foram lançados aos avós dois desafios: participação numa entrevista "A Lisboa do meu tempo", atividade em articulação com os alunos do clube "Free2choose", que fizeram os registos de som e imagem; produção escrita sobre Lisboa, em prosa ou em verso. Do encontro constou:
- a apresentação da reportagem;
- uma leitura expressiva de um texto sobre a lenda de S. Vicente apresentada por três alunos do 8º ano;
- apresentação de pregões ao vivo pelos avós;
- leitura dos "trabalhos" produzidos pelos avós, um texto em prosa e duas poesias;
- leitura por duas alunas, uma de 6º ano e outra de 7º ano, de poemas sobre Lisboa, da autoria de poetas portugueses e visionamento de vídeos com as canções a que deram origem e que perduram na memória de gerações.
No encontro, foi oferecida aos avós uma brochura com compilação de informação sobre o Lisboa antiga e poemas selecionados. Foram ainda entregues diplomas aos participantes.
Depois da dança e das canções, o encontro terminou com um lanche convívio entre "avós e netos".
2º encontro com a ilustradora Andrea Ebret
A pedido da maioria dos alunos que participaram, anteriormente, no encontro com a ilustradora Andrea Ebert, tivemos no dia 22 de maio um workshop de ilustração que, desta vez teve como mote o tema Lisboa. Corresponderam ao convite, dirigido a todos os interessados com horário compatível com a sessão, 10 alunos do 5º e 6º ano de escolaridade.
A partir de projeções foram copiados para cartolinas os traços principais de imagens representativas do património da cidade; as formas foram recortadas e montadas sobre uma base também de cartolina. E assim, num trabalho de equipa, obtivemos o brasão da cidade, uma sardinha, um azulejo, um elétrico e o padrão dos descobrimentos, constituindo os cartazes que surgem nas fotografias que abaixo podem consultar.
quinta-feira, 2 de maio de 2013
DIA INTERNACIONAL DOS MONUMENTOS E SÍTIOS
Para o dia 18 de Abril, Dia Internacional de Monumentos e Sítios, a Biblioteca Escolar organizou uma visita de estudo a Belém. Na sequência de contactos estabelecidos com o serviço educativo do Padrão dos Decobrimentos, uma turma - 6º B - teve oportunidade de participar na oficina Viagem por dentro das memórias. Dessa visita, aqui ficam alguns registos: Folheto informativo acerca de três dos monumentos mais emblemáticos do nosso património e da nossa história, exercício de associação para testar conhecimentos e fotos dos momentos vividos. Os cinco sentidos foram postos à prova. Através da observação, do toque, dos sons, dos sabores, dos cheiros, Belém ficou marcada na memória!
quinta-feira, 11 de abril de 2013
Subscrever:
Mensagens (Atom)















