DIVULGAÇÃO CULTURAL

FESTAS DA SENHORA D'AGONIA (VIANA DO CASTELO) - DESFILE ETNOGRÁFICO PRESTA HOMENAGEM AO ESCRITOR JORGE AMADO






Alguns professores recomendam...



ANIVERSÁRIO DE CHARLES DICKENS
O escritor nasceu no dia 7 de fevereiro de 1812, na cidade de Moure (condado de Hampshire). Morreu em junho de 1870 e foi sepultado no Poets' Corner ("Esquina dos Poetas"), na Abadia de Westminster. Na sua sepultura está gravado: "Apoiante dos pobres, dos que sofrem e dos oprimidos”. Com a sua morte, um dos maiores escritores de Inglaterra desaparecia para o mundo."

Lisboa junta-se às comemorações com duas exposições e uma palestra.

LIVRARIAS PORTUGUESAS ENTRE AS MAIS BELAS DO MUNDO! 




 
O FADO ERA NOSSO, AGORA É DE TODOS!  
É um  dos nossos maiores símbolos da identidade nacional, e foi reconhecido oficialmente pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade. Uma distinção que enche de alegria e orgulho todos os portugueses.
A partir de hoje a “canção de Portugal” é a “canção do mundo”, um dia para recordar com SAUDADE a nossa eterna rainha do Fado - AMÁLIA RODRIGUES.




No âmbito do PNL divulgamos o trabalho realizado por uma aluna, com base no livro "Ou isto ou aquilo" de Cecília Meireles, publicado em 1964. É um dos mais belos clássicos da poesia brasileira e aborda os sonhos e as fantasias das crianças.


E ainda:
  • Uma dramatização.
  • Uma dança.


_____________________________________________________

O Plano Nacional de Leitura – Ler + Teatro destaca as potencialidades do Teatro nas suas múltiplas vertentes e incentiva os professores a desenvolverem atividades nas escolas, de forma a promover o gosto e o interesse pelo Teatro. A equipa da BE desafia os professores do Agrupamento a aderirem a este projeto através da adaptação de contos, histórias, aventuras… ou de texto feitos em conjunto na aula.
No site do Plano Nacional de Leitura – Ler + Teatro são abordadas várias temáticas relacionadas com a representação, das quais destacamos a história do Teatro, um glossário com conceitos teatrais, um vídeo com “Boas Práticas”, um velho baú com textos para dramatizar, entre outros. Recomendamos vivamente a sua consulta.
Ficamos a aguardar pelas vossas iniciativas. Podem contar com o apoio da equipa da BE!


BIBLIOTECAS ITINERANTES

Reportagem da SICNOTICIAS sobre a biblioteca itinerante, que faz as delícias das crianças e idosos da maioria das aldeias do concelho da Guarda. Os livros desempenham, neste caso, mais um importante papel contribuindo para atenuar o isolamento dos habitantes das aldeias do interior e sobretudo a solidão dos mais velhos.
Parabéns à Câmara Muncipal da Guarda por ter retomado este projeto e às cianças e idosos que gostam de ler!


LER + LER MELHOR UMA QUESTÃO DE AZUL ESCURO