LIVRO EM DESTAQUE



Doze ideias sobre o sentido da vida confrontam-se neste livro: algumas pessoas pensam que a vida é sempre igual, outras que ela é diferente todos os dias. Algumas acham que a vida é um jogo, outras que ela é difícil...


CITAÇÕES SOBRE A VIDA

A vida já é curta, mas nós tornámo-la ainda mais curta, desperdiçando tempo.
 
Vitor Hugo


Apressa-te a viver bem e pensa que cada dia é, por si só, uma vida.

Séneca



É melhor que fale por nós a nossa vida, que as nossas palavras.

Mohandas Gandhi


Vivo a minha vida em círculos cada vez maiores, que se estendem sobre as coisas. Talvez não possa acabar o último, mas quero tentar.

Rainer Rilke


Faz que cada hora da tua vida seja bela. O mínimo gesto é uma lembrança futura.

Claude Aveline


Divulgamos a lista de recursos existentes na BE sobre o temas "VIDAS".



LIVRO DA SEMANA
Sinopse

Uma extraordinária metáfora da vida dada por um fio que corre, passando de página para página (desde a folha de rosto até à página final preenchida com o fio apanhado em meada), e que arrasta acontecimentos marcantes que constroem um ser na sua plena dimensão humana. Vida feita de alegrias e tristezas, mas com a espera sempre como elemento recorrente. O livro, e em particular a capa, tem o formato de um sobrescrito com janela, de onde sai a imagem de uma criança com olhar expectante; a partir daqui os vários momentos representados articulam-se de forma solidária e mostram ao leitor que há sempre um amanhã e que vale a pena acreditar no futuro. O modo sóbrio como se representam as personagens e a profundidade da expressão do traço do ilustrador, reforçados pela omnipresença do fio vermelho da vida, tornam este livro um objecto de arte de grandíssima qualidade.

LIVRO DA SEMANA


Sinopse

Galardoado com o Commonwealth Writer’s Prize para o melhor primeiro romance de 2005. Começa mais um dia de trabalho em Amritsar. Ramchand está mais uma vez atrasado e corre pelas vielas em direção a uma loja de saris situada no coração de um dos mais antigos bazares da cidade. É aí que passa os dias, entre o algodão do Bangladesh e as sedas de Benares, enrolando e desenrolando metros e metros de tecidos coloridos para as mulheres e as filhas das famílias endinheiradas. Órfão desde os seis anos, Ramchand tem agora vinte e muitos e é um solitário cuja vida gira à volta do trabalho. Mas a sua rotina sofre uma reviravolta inesperada quando é enviado a casa da família do empresário Kapoor para ajudar a sua filha Rina a escolher saris. Ramchand lida todos os dias com clientes ricos mas nunca tinha estado em casa de um deles, e, ao vislumbrar um mundo tão diferente do seu, descobre todo um novo horizonte de possibilidades. E assim, armado com um dicionário inglês, duas velhas gramáticas, um par de meias novas e uma barra de sabão, tenta recapturar a esperança que a sua infância tinha prometido. Mas o que o move não é a ascensão social ou a ambição; pela primeira vez na sua vida, Ramchand começa a olhar o mundo à sua volta com um olhar crítico em vez de aceitar tudo sem questionar. Mas está longe de imaginar que esse universo cintilante do qual quer fazer parte é um território cheio de luzes e sombras que testará a sua capacidade de sobrevivência.

LIVRO DA SEMANA
Sinopse
Um livro para contemplar, um livro para pensar, um livro único…
São 12 pares de contrários para reflectir de que modo os opostos precisam uns dos outros. Em cada par, uma pergunta para pensar e responder, seguida de uma breve conclusão. As ilustrações, de Jacques Després, são fascinantes e dão corpo e vida às ideias.
"A leitura deste livro é uma meditação, através dos textos e das imagens, para apreciarmos, vislumbrar a unidade do seu através dos seus opostos e tocar os limites do nosso pensamento; um prazer que podemos conhecer em todas as etapas da vida".

LIVRO DA SEMANA