sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

DIA DE S. VALENTIM


A BE associa-se às comemorações do dia de S. Valentim e elaborou um placard com informações sobre a lenda que lhe está associada, com quadras para o dia dos namorados retiradas da internet e outras de Fernando Pessoa (Quadras ao Gosto Popular).
Inspirarem-se para fazerem os vossos poemas de amor, de amizade...
Na elaboração do placard  colaborou a aluna Ana Gaspar, do 6º E, nomeadamente na pesquisa da informação e na realização dos elementos decorativos.
Na disciplina de EMRC está a desenvolver-se uma actividade de recolha de mensagens de afeto. Na BE encontram uma caixa de correio, onde podem colocá-las.
Participem!
Façam as vossas mensagens de afeto para alguém especial...

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Passatempo nº 3 - A figura mistério

Participa até ao dia 17 de fevereiro!
Nasceu na Escócia a 6 de Agosto de 1881. Em 1901 entrou na Escola Médica. Certo dia, arranjaram-lhe um trabalho num laboratório do hospital. Gostou tanto da experiência que continuou ali, mesmo depois de ter concluído a especialidade de cirurgia. Estava completamente apaixonado pela investigação laboratorial. Naquele laboratório, a função de Alec era saber quais as bactérias que provocavam determinada doença e, depois, criar uma vacina que conseguisse matar esses germes.
Com a Primeira Guerra Mundial foi obrigado a viajar até França onde estudou vários tipos de bactérias e transformou-se num especialista de ferimentos de guerra. De volta ao Reino Unido, descobriu, em 1922, a lisozima, uma enzima antibacteriana que se produz naturalmente no nosso corpo.
Seis anos depois faria uma das mais importantes conquistas científicas, graças à qual hoje vivemos mais anos. Não inventei a penicilina. A natureza é que a fez. Eu só a descobri por acaso., afirmou certa vez. Numa manhã, o nosso cientista entrou no laboratório e, ao observar ao microscópio uma das caixas com culturas de bactérias, reparou que tinha um aspecto esquisito. Aparecera uma mancha verde de uma espécie de bolor que tinha matado as bactérias daquela caixa. Estava descoberto o primeiro antibiótico: a penicilina. Veio a perceber-se que poderia ser usada no tratamento de infecções mas, só dez anos mais tarde, dois outros cientistas experimentaram utilizá-la como medicamento. Em 1945, os três receberam o Prémio Nobel da Medicina. Por essa altura, a penicilina era já produzida em grandes quantidades e salvara milhões de vidas.

Pista: Consulta a coleção "Eureka! Eureka!"