quarta-feira, 21 de maio de 2014

Concurso de contos - o prazo termina a 30 de Maio

Concurso de contos Terra e Terras
No início de Abril, a Biblioteca lançou um concurso de contos - Terra e terras - dirigido a toda a comunidade educativa do agrupamento. Foi divulgado nas escolas e no blogue da Associação de Pais. O prazo de entrega inicial, 15 de Maio, foi alargado até 30 de Maio para dar mais uma oportunidade de participação a quem ainda não teve tempo ou "atrevimento" para se aventurar nas andanças da escrita. O difícil é começar! Vamos lá?!




















segunda-feira, 19 de maio de 2014

Semana da leitura:
- Concurso de Leitura
A Semana da Leitura coincidiu com a Semana das Expressões - uma iniciativa que pretende reunir alunos de todo o agrupamento -, em que a Biblioteca Escolar teve uma participação significativa. 
Nos dias 17, 18, 19 e 20 de Março, decorreram as apresentações dos alunos de 2º e 3º ciclos inscritos no Concurso de Leitura, este ano organizado pela Biblioteca. Os alunos seleccionaram textos - prosa e poesia - de autores portugueses, que estão representados no fundo documental da escola. Desta forma, houve uma aproximação ao tema da 8º edição da semana da leitura, promovida pelo PNL e RBE, a Língua Portuguesa e a celebração dos 800 anos do conhecimento dos seus textos mais antigos. Setenta e três  alunos "atreveram-se" a participar, sendo os de 2º ciclo os mais ousados. Parabéns!
Aqui ficam os resultados e algumas imagens dos participantes:
























- Apresentação do livro Agora não Duarte!
No dia 18 de Março iniciou-se uma parceria com o grupo de trabalho com as escolas de Lisboa Oriental da CPCJ, com uma actividade dirigida a todos os pais e encarregados de educação do agrupamento. Agora não, Duarte, é um livro de David McKee sobre o relacionamento entre pais e filhos, atenção e afectividade, sobre a forma como olhamos e vemos quem nos rodeia. Foi analisado pela Dra. Isabel Graça (CPCJ) e Hermínio Corrêa (CONFAP). O debate ficou  limitado a um número muito reduzido de encarregados de educação e professores presentes, o que se lamenta. No entanto, esta circunstância também nos faz pensar nas dificuldades em estabelecer uma comunicação eficaz e sobretudo na forma de conquistar a atenção e participação efectiva e imprescindível dos encarregados de educação na vida da escola.





























- Encontro com o escritor Assírio Bacelar
No dia 21 de Março, Assírio Bacelar, escritor e editor - da Assírio e Alvim e mais recentemente da Nova Vega -, esteve presente num encontro com alunos de duas turmas de 5º ano. Rita e a lenda da Lagoa das Sete cidades foi a obra em destaque, trabalhada anteriormente em sala de aula pelos professores de português que aderiram a esta iniciativa. A sessão contou ainda com a participação de uma jovem actriz, Joana Sapinho, que soube envolver os alunos e levá-los a representar partes da história. Assírio Bacelar teve ainda oportunidade de satisfazer a curiosidade dos alunos acerca da sua actividade como editor e da produção dos livros.

















- Feira do livro
Durante esta semana e nas duas seguintes esteve patente uma exposição e venda de livros da Vega e de outras editoras.


Encontro com a escritora Risoleta Pinto Pedro
Em 14 de Maio, mais uma actividade em parceria com a CPCJ aconteceu na Biblioteca: sobre a temática dos sem-abrigo e da dignidade e a fragilidade no rendilhado da vida, Risoleta Pedro trouxe a duas turmas de 9º ano o belíssimo texto que constitui o seu livro O homem da minha vida. Para ler e pensar! E para aprender a olhar o mundo com olhos de ver! E talvez agir.






Encontro com o escritor Guilherme de Almeida
No dia 23 de Abril, Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, duas turmas de 7º ano assistiram a uma "aula" diferente do habitual. Guilherme de Almeida, escritor e formador nas áreas de astronomia e física, falou de estrelas e constelações com o à vontade e a competência de quem percorre e estuda os caminhos estelares há muito tempo. O céu na ponta dos dedos e Galileu, Galileu foram dois dos livros em análise.






Encontro com a escritora Sandra Nóbrega
Em 22 de Abril realizou-se uma apresentação da obra "Histórias difíceis de contar", para duas turmas de 8º ano. Contou com a presença da Dra. Isabel Graça, tutora da CPCJ, no âmbito da parceria com escolas.A temática do livro, violência e maus tratos na infância, e o poder de comunicação da autora, prenderam a atenção dos alunos. Foi evidente o interesse pelas histórias reais contadas no livro pela autora, também professora, que teve contacto com as crianças que as protagonizam na sua actividade docente ao longo de vários anos. A atenção que dedicamos aos outros pode fazer toda a diferença!




A revolução de 25 de Abril de 1974
À semelhança dos últimos anos, o 25 de Abril de 74 foi lembrado em encontros com turmas, dinamizados por técnicas do serviço educativo do Arquivo Municipal de Lisboa. Uma sessão teórico-prática,  no dia 3 de Abril, que terminou com uma exposição de cartazes pintados pelos nossos pequenos artistas de duas turmas de 6ºano.