sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Passatempo A Terra Mistério Nº 3

Mais um passatempo: o terceiro sobre uma cidade portuguesa. Vejam-no aqui:
https://drive.google.com/file/d/0B4MR7VVa04rdWUxwU1lJdzUtMFU/edit?usp=sharing
Queremos a vossa participação! E a vossa curiosidade e interesse! Podem pesquisar outras informações na Internet ou nos livros da biblioteca. O saber não ocupa lugar! 

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

O que tem acontecido

Algumas notícias importantes:
Projecto de Voluntariado de Leitura 
Trata-se de um voluntariado de natureza curricular, sendo a voluntária uma estudante universitária da FCSH, instituição que estabeleceu um protocolo com a RBE que, por sua vez, é o elo de ligação com as escolas. Desde o início de Outubro, a biblioteca tem acolhido e apoiado o projecto que está a ser desenvolvido  com três grupos de alunos de 2º ciclo (10 no total) que manifestaram interesse na participação. Para melhorar a leitura, mas não só!  Já descobriram os contos de Hans Christian Andersen, já ilustraram e escreveram sobre eles, já trabalharam uma pequena peça de teatro sobre a alimentação e fizeram fantoches...enfim, tem dado para muitas formas de leitura e comunicação. Tem sido um sucesso? Tem! São os alunos que o afirmam. Aqui ficam algumas imagens.


Visita de estudo ao Arquivo Municipal da Torre do Tombo
No dia 23 de Outubro, convidámos a turma 5º A e as respectivas professoras de História e Educação Visual para uma visita à Torre do Tombo e à exposição sobre Hans Christian Andersen, aí patente.Houve grande entusiasmo, interesse e participação. E muita informação! Eis o folheto explorado em aula, após a visita: 

Actividades em articulação com o Arquivo Municipal de Lisboa

No dia 12 de Novembro o terramoto chegou às Olaias. O serviço educativo do Arquivo Municipal de Lisboa veio à biblioteca recordar o terramoto de 1755. Foi uma lição de história, com a descrição dos acontecimentos do dia 1 de Novembro de 1755 e da reconstrução de Lisboa, com recurso a documentos do Arquivo. 
Seguiu-se uma actividade prática: a montagem de uma planificação de um edifício pombalino, em cartolina. Cortar, dobrar, colar, não é tão fácil como parece. As turmas 5º A e 6º B foram as convidadas.