sexta-feira, 16 de março de 2012

A apresentação do livro "A tua cara não me é estranha" juntou pais e filhos na BE.
Foi um fim de tarde diferente, que proporcionou um agradável convívio entre a escritora e os nossos convidados.
Vejam aqui alguns desses momentos!




segunda-feira, 12 de março de 2012

Estamos muito satisfeitos com a participação dos nossos alunos nos passatempos.
Desta vez, foi o aluno João Dinis Carvalho, do 5º B, que se voluntariou para fazer a pesquisa bibliográfica. Para descobrires a figura mistério dirige-te à estante da "Música" e consulta os livros História da Música (página 20) e O meu álbum da MÚSICA (página 42).
Também podes fazer uma pesquisa na internet, consulta o site:

 http://fragmentos.com.sapo.pt/romantismo/compositores.htm

Passatempo nº 5 - A figura mistério.

PARTICIPA ATÉ AO DIA 23 DE MARÇO
Foi compositor e pianista. Nasceu na aldeia de Żelazowa Wola, ducado de Varsóvia, filho de mãe polaca e de pai francês. Aclamado na sua terra natal como uma criança prodígio, aos vinte anos deixou a Polónia para sempre. Em Paris, fez carreira como intérprete, professor e compositor, De 1837 a 1847 teve uma relação turbulenta com a escritora francesa George Sand. Sempre com a saúde frágil, morreu em Paris aos 39 anos, vítima de tuberculose. 
De acordo com a família do compositor, nasceu em 1 de Março de 1810. Os seus pais tiveram outros três filhos. Em Outubro de 1810, quando tinha sete meses de idade, a sua família mudou-se para Varsóvia, onde o pai assumiu a função de professor de língua e literatura francesa.
A família falava polaco em casa. Cresceu culturalmente na língua polaca e nunca atingiu igual domínio da língua francesa. Era uma criança "aluada, pálida e sentimental", dotada de um instinto musical quase tão agudo quanto o de Mozart.
Durante os seus anos de escola, há rumores de que foi um talentoso retratista e mordaz escritor de cartas.
O jovem recebeu as primeiras aulas de piano da sua irmã mais velha e foi, posteriormente, ensinado por sua mãe. O seu talento musical logo apareceu, ganhando em Varsóvia a reputação de "segundo Mozart". Aos sete anos ele já era autor de duas polonesas (sol menor e si bemol maior).
O prodígio foi destacado nos jornais de Varsóvia, e tornou-se uma atração nos salões da aristocracia da capital. Também começou a dar concertos públicos para caridade. Diz-se que uma vez lhe perguntaram o que pensava que a plateia mais gostava nele; o garoto de sete anos de idade replicou: "a gola da minha camisa".
Ele apareceu pela primeira vez em público como pianista aos oito anos de idade. Em 1848, deu o seu último concerto em Paris. Ele inovou com novas formas musicais, como a balada, e introduziu significantes inovações nas formas existentes, como a piano sonata, a valsa, o nocturno, o estudo, o improviso e o prelúdio. Alguns citam as suas obras como "os principais pilares" do romantismo na música erudita do século XIX. Além disso, mostrou-se nacionalista mesclando a sua música com elementos eslavos; hoje as suas mazurcas e polonesas são fundamentais para a música clássica nacional polonesa.
Nas primeiras horas de 17 de Outubro morreu. Antes do funeral, de acordo com o seu desejo, o coração foi retirado devido ao medo de ser enterrado vivo. Foi posto, pela sua irmã, numa urna de cristal selada, destinada a Varsóvia. O coração permanece até hoje lacrado dentro de um pilar da Igreja da Santa Cruz. Foi enterrado, de acordo com o seu desejo, no Cemitério Père Lachaise. Depois, alguns dos seus amigos polacos foram a Paris, com um jarro de terra proveniente da sua terra natal, e espalharam-na pelo seu túmulo, para que ele se mantivesse em solo polaco. A sua sepultura atrai numerosos visitantes e é invariavelmente enfeitada com flores, mesmo no inverno.



A resposta ao passatempo nº 4 é... Johannes Gutenberg! Foi o primeiro a iniciar uma Revolução na Imprensa no séc. XV. Parabéns aos participantes, mas uma vez todos descobriram a figura mistério.