ACONTECE(U) NA BE...

A BE foi o placo de várias exposições dos trabalhos dos alunos, realizados ao longo do ano letivo em diversas disciplinas, algumas relacionadas com o tema proposto - "VIDAS", em articulação com a BE.
A turma F do sétimo ano de escolaridade, nas aulas de educação visual, ilustrou algumas das frases do livro o "Sentido da Vida", de Oscar Brenifier.
Publicamos aqui o resultado dessa atividade.




Em relação ao "Sentido da Vida Mimado" foram representadas em mímica cinco situações escolhidas do livro. No final da apresentação, os alunos foram convidados a revelar o "sentido que dão à vida", assinalando numa ficha as situações com que mais se identificavam.




MAIS UMA VISITA DE ESTUDO À TORRE DO TOMBO


Desta vez, foi a turma C, do nono ano de escolaridade, que participou numa visita de estudo à Torre do Tombo, no dia 19 de janeiro. Como previámos, pela experiência anterior, a avaliação da atividade foi muito positiva da parte dos alunos e dos professores.
Agradecemos a colaboração da APAEEAVO.


ENCONTRO COM A ESCRITORA MARIA JOÃO LOPO DE CARVALHO


 
Como amplamente publicitado, a escritora esteve no agrupamento, na escola sede
e na EB 1 Eng. Duarte Pacheco, para duas sessões com turmas de 6º e 3º ano de escolaridade, seguidas de exposições e venda de livros. Revelou-se uma excelente comunicadora e conseguiu envolver e entusiasmar a assistência, que correspondeu às expetativas participando ativamente. 

  
ENTREVISTA À ESCRITORA MARIA JOÃO LOPO DE CARVALHO

1.      Sabemos que já trabalhou na nossa escola, como professora. Em que ano? A nossa escola está muito diferente?
Em 1988. A escola faz-se de pessoas e de espírito não de edifícios. Mantém-se sempre o espírito da escola!!!

2.      Como é que começou a sua carreira como escritora? Com que idade escreveu o seu primeiro livro?
Com 38 anos, em 2000 «Virada do Avesso» que vendeu 70 000.

3.      O que pensa de si, como escritora de sucesso?
Sucesso? Talento e tiragens não são sinónimos! Sucesso é pôr os alunos a ler!!!!

4.      Quais os sentimentos que a escrita lhe desperta?
Sinto sempre o coração a bater fora do peito.

5.      Vai continuar a escrever livros infanto-juvenis? Individualmente e em parceria com a Margarida Fonseca Santos?
Vou continuar a parceria mas também espero escrever muitos mais individualmente. A Margarida é uma escritora GIGANTE e é um privilégio escrever com ela.

6.      Em que se inspiraram para criar os livros da colecção 7 irmãos, a família Machado e as outras personagens? Em todos e em cada um de vocês. Cada vida dá um livro, acreditem!

7.      Foi intencional escolher nomes começados pela letra M para todos os elementos da família Machado?
8.      Porque os nosso nomes começam com M e porque no dia em que tive a ideia desta colecção estava a comer um pacote de M&Ms que adoro!!!

9.      A família já está completa ou vão surgir novos elementos?
Podem ficar descansados que irmãos são só 7! Vai é nascer uma nova geração de Machadinhos!!!!!

10.  Por que decidiram criar apenas dois filhos rapazes?
Perguntem à Margarida. No inicio a colecção chamava-se 5 filhas!!! A Margarida é que fez nascer os dois rapazes!

11.  10.  O que nos pode dizer sobre o novo livro Margarida muda de escola?
Que a Margarida vai mudar do 1º para o 2º ciclo e imaginem que vai odiar  a nova escola! Como é tão mimada, não admira!!!

12.   Já está em preparação o próximo livro desta colecção?
Já está concluído e é sobre os «Chefes de equipa»!

13.   Já ganhou algum prémio literário?
Sim. Este ano fui a figura feminina a Literatura e o livro dos 7 irmãos «Mariana e Manuel numa curva do caminho» foi nomeado para melhor livro infanto-juvenil.

14.  Como gere o seu tempo?
Sou um relógio Suíço, o tempo rende muito, desde que não se desperdice.

15.  Qual é o seu maior sonho?
Ter uma escola com o meu nome!!!! E escrever até aos 90 anos.

16.   O que achou da sua vinda às escolas do Agrupamento e dos encontros com os alunos?
Que se volta sempre aos lugares onde se foi feliz!!!




VISITA DE ESTUDO À TORRE DO TOMBO

No dia 09 de janeiro, a turma F, do sétimo ano de escolaridade, participou numa visita de estudo à Torre do Tombo, uma iniciativa da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento Vertical das Olaias (APAEEAVO), em colaboração com a biblioteca escolar.  Os alunos conheceram os espaços públicos e visitaram uma exposição sobre D. Dinis. Revelaram uma grande curiosidade, participaram de forma efusiva e fizeram uma avaliação bastante positiva da actividade. A biblioteca irá explorar todo este entusiasmo.
Aguardem as novidades!




Exposição de cartões de Natal elaborados pelos alunos,
nas aulas de Inglês e Francês.




Os alunos do 5º e do 7º ano já passaram pela BE para participarem no concurso de escrita criativa. Esta actividade realiza-se em articulação com a disciplina de língua portuguesa. No presente ano letivo o tema é "Histórias de Vidas", e foram apresentadas propostas de trabalho diferenciadas para os vários níveis de escolaridade. Serão selecionados os melhores textos e posteriormente expostos, premiados e compilados numa brochura. Esta é oferecida aos nossos ilustres convidados e constitui uma das nossas preciosidades!






No primeiro período a BE realizou cinco passatempos: “A(c)tualiza-te em português”; “Viagem ao espaço”; “S. Martinho”; “As aventuras de Tintim” e “Natal no Mundo”. Mais uma vez, os alunos participaram entusiasticamente e muitos responderam corretamente a todas as questões.  
Para a escolha do vencedor de cada passatempo é realizado um sorteio, e para o efeito contamos com a colaboração dos alunos. Registamos aqui um desses momentos.
Gostaríamos que os alunos do 8º e 9º ano de escolaridade participassem mais nesta iniciativa.



Exposição de capas decoradas pela professora Ana Paula Gens.
Inspirem-se!



Sentir, sinta quem ouve!

O professor Paulo Franco dinamizou a actividade “Sentir, sinta quem ouve!”. Esta actividade envolveu várias turmas de diversos níveis de escolaridade.
Foi um grande sucesso! O professor leu e fez ler de forma expressiva. Todos se divertiram e, sobretudo, também aprenderam. Foi uma lição de comunicação!



Encontro com escritores.

O escritor Augusto Carlos esteve na BE e foi recebido por curiosos alunos de duas turmas do 5º ano, que o ouviram acerca do processo de criação dos seus livros. Até porque estes meninos sabiam bem do que se estava a falar, uma vez que a obra Vovô Tsongunhana tinha sido trabalhada em aula, daí resultando, inclusivamente, uma apresentação em PowerPoint com ilustrações, muito apreciada pelo autor.

A escritora Margarida Negrais  trouxe na bagagem dois livros que apresentou a uma plateia composta pelos alunos do 4º ano da escola Actor Vale. Estes mostraram-se interessadíssimos, querendo saber tudo, com todos os pormenores, sobre os motivos que teriam levado a essa “viagem maravilhosa da escrita” encetada pela autora quando se aventurou nesta actividade de criar histórias para os netos e não só.