COMENTÁRIOS DE LEITURAS



´´Quem lê, aprende mais´´

Eu adoro ler livros por causa da aprendizagem de português, melhoro a leitura e a escrita.

Gosto da coleção ´´O diário de um banana´´ e recomendo a todos a sua leitura, porque tem muitas histórias engraçadas. Bestseller na lista do New York Times, a coleção já vendeu mais de 16 milhões de exemplares, só nos EUA. Foi editada em 28 países com grande sucesso.

O banana é um miúdo chamado Jeff Kinney, a quem a mãe ofereceu um diário em que ele relata tudo o que vai acontecendo de importante na sua vida. Conforme se lê na contracapa, segundo o New York Times, “a personagem vive situações hilariantes e outras humilhantes na escola e em casa”. Os livros falam dos “dramas” que um rapaz tem de enfrentar para mostrar aos outros que já não é uma criança. Em todas as páginas dos livros há cartoons, que acompanham os textos. São imagens muito engraçadas, a preto e branco, com balões em que estão escritas as falas ou pensamentos das personagens. Por serem muito ilustrados, os livros leem-se depressa.

Carina Pravin Parshotam - 6ºB / Nº5



















As ilustrações do meu livro parecem infantis mas eu acho-as deliciosas. O livro conta a história de uma amizade entre uma menina chamada Joana e um golfinho. Joana troca os amigos, os passeios, as brincadeiras, as idas ao centro comercial, para estar com o seu recente amigo. Descubram porquê!

Shivani - nº 19 /7º C
Muita gente pensa que ler um livro é um aborrecimento ou perda de tempo, mas estão muito enganados porque se lerem um livro vão sentir muito prazer e vontade de aprender e ensinar aos outros o quanto é importante ler.
Foi o que senti durante a leitura deste livro. A personagem principal, Luke , um jovem de 14  anos  tem um dom extraordinário e isso vai-lhe permitir falar e ouvir as almas das pessoas.  Parece estranho mas é muito envolvente a história deste livro.

Deise - nº 8 / 7º C




Ler é divertido?
Hoje em dia a leitura não é irresistível, porém devia ser.
A ideia do irresistível é mais ou menos aquele momento em que vemos um livro na montra, o achamos interessante e estamos quase a comprá-lo, mas na secção ao lado está um jogo mais interessante. Mas não foi sempre assim! Antes não havia tecnologia e um livro podia ser muito estimado e valer muito, mas hoje, entre uma livraria e uma loja de jogos, a maioria dos jovens entrará na loja de jogos. Será que isso faz sentido? Pensando como um humano normal e pensando no que vai ser divertido, é claro que faz sentido, no entanto é isso que tem de ser mudado!
Eu li um livro e escolhi um sobre a adolescência, A Vida nas Palavras de Inês Tavares, porque essa faixa etária sabe e sofre mais do que todas a “ falta de livros”. Adorei o livro. É muito criativo e realista e ajuda nas escolhas de livros a ler e atividades mais importantes a fazer. Gosto imenso de livros e gostava que as pessoas pudessem aprender a divertir-se com eles.
Quanto à ideia dos livros serem irresistíveis, eu “ voto” na ideia que deviam valer mais e serem mais usados e aproveitados.


Luís - nº 13 / 7º C

Ler é para mim uma das coisas mais importantes na vida.
Ler é bom e faz bem. Ler estimula e ensina. Os livros são os melhores companheiros, pois estão presentes ao nosso lado. Quando se está a ler, não há melhor coisa que imaginar o que se passa no livro. É como ser um realizador de Hollywood, e é muitas vezes sentirmos na pele o que está a acontecer à personagem principal. Somos outra pessoa, noutro mundo distante, longe daqui.
Aconselhado pela professora de Língua Portuguesa, li o livro O Diário de Anne Frank. É sem sombra de dúvida, o melhor livro que já li até agora. Fala de uma rapariga de 12 anos que se muda para Amesterdão por causa da perseguição que Hitler fazia aos judeus.
A história do livro fez-me muitas vezes sentir que era eu que estava a escrever o diário: as zangas com os pais, achar que ninguém me compreende, etc.
Quem não lê, é como quem não vê, disse um filósofo, por isso quando estás triste, confuso, furioso, feliz ou simplesmente quando não te apetece fazer nada em concreto, LÊ! Ler dá saúde aos neurónios e faz crescer intelectualmente

Madalin - nº 14 / 7º C



Acho que é importante ler livros porque ficamos a conhecer várias coisas que não sabíamos e é um bom passatempo.
Li o livro Planeta Branco porque me seduziu o título. Depois de o ter lido, achei interessante a correspondência entre alguns dos assuntos tratados na obra e a matéria de Físico-Química.

A Terra é uma preocupação para o Homem. Para que se conheça melhor as potencialidades deste planeta, os cientistas observam, analisam e estudam os problemas que vão descobrindo. Um deles tem a ver com a água. A água é um bem que não se pode perder. Mas a humanidade não tem estado atenta ao seu consumo correto. Então vai procura-la noutros “ mundos”.

Neste livro há uma nave que parte a caminho do planeta Orizon 5-3 onde se pensa existir água em gelo calcinado. Só o cuidado em preservar o que de melhor existe na terra e os ensinamentos que a ciência pode revelar, poderão levar a que o ser humano consiga viver feliz. Esta história, com uma certa fantasia, levará os jovens a terem mais interesse por aquilo que devem respeitar - a TERRA. 
Ana Catalão – nº 1 / 7º C




Ler não é uma coisa que eu faça no meu dia-a-dia, mas quando leio é como se estivesse noutro mundo, sem ninguém à minha volta. Estou concentradíssimo no livro e acho que é melhor ler um livro do que ficar a jogar consola. Com a leitura, estamos a exercitar a mente, a conhecer novas palavras e a ver a maneira de pensar de cada personagem. A jogar consola apenas estamos a exercitar os dedos da mão.

Igor - nº 12 / 7º C


Leitura. Muitos não a conhecem, muitos não a aproveitam, mas para outros é a melhor amiga que um ser humano pode ter.
Para alguns, ler um bom livro é como abrir as portas para um mundo mágico, viver aventuras e preocuparem-se com os perigos que cada personagem sofre. Para outros, ver o que está a passar na televisão ou navegar na internet é o mais importante.
Este período li um livro para a disciplina de Língua Portuguesa de que gostei muito, escrito por Ricardo Antunes chamado Onde está o Branco em ti?. Não sou muito fã de romances, mas este adorei, pois aprendi muito com ele. Ensinou-me que nem todas as pessoas são o que parecem. Uma pessoa que sorri, não quer dizer que esteja feliz. Também me ensinou que o sentido da vida somos nós que o construímos e que apesar de todos os problemas, devemos tentar sempre marcar a diferença.  

Erika - nº 9 / 7º C


Um livro é uma fonte de inspiração para a vida.
Ler um livro é como nadar num mar de felicidade. Quando nos entregamos à leitura de corpo e alma, é uma sensação magnífica. Não são só os livros de aventura que têm interesse, os livros de comédia, terror, ação e romance têm histórias emocionantes que nos “prendem” da primeira à última página.
Foi exatamente o que aconteceu quando li o livro que escolhi este período para o portefólio de Língua Portuguesa, A Cidade dos Deuses Selvagens. Ele mostra-nos os perigos que se encontram na selva Amazónica, mas também a forma como o narrador caracteriza as paisagens e as experiências vividas, dá-nos a sensação que somos uma das personagens. Alerta para os problemas ecológicos e para o drama terrível da extinção das tribos índias na região da amazónia como consequência direta da exploração desenfreada e irresponsável praticada pelos turistas e caçadores.
Este livro inspirou-me, mudou a minha opinião e cada vez mais me convenço de que as pessoas deviam ler mais, principalmente este género de livro que aborda temas ambientais, pois se não mudarmos a nossa atitude hoje, o amanhã será pior.

Ana Cecília - nº 3 / 7º C




A leitura é uma viagem repleta de perigos, maravilhosas experiências e espetaculares surpresas.
Um livro proporciona-nos uma viagem ao além e permite-nos sonhar e viver uma aventura cheia de emoções. Cada livro tem as suas histórias, mas todas são emocionantes e comoventes a ponto de prender o leitor da primeira à última linha. Ler um livro faz bem à alma, além de divertir.
Li recentemente o livro A Lua não Está à Venda de Alice Vieira para o portefólio de Língua Portuguesa e ele marcou-me profundamente. Ao longo das cento e cinquenta páginas, a narradora conta uma história sobre a solidão, mas também sobre a boa vizinhança e o modo como as pessoas vulgares conseguem sobreviver: com a cabeça cheia de sonhos e projetos. Este livro desafia o leitor a pensar e a sentir o seu quotidiano de uma maneira nova.

Minali - nº 15 / 7º C    






AS TIC NO MAGALHÃES

Durante algumas semanas explorámos e trabalhámos no Paint, Eu Sei e Ambiente, no computador Magalhães, com a ajuda da professora Ana Moura.
Realizámos alguns trabalhos e aprendemos a utilizar melhor as potencialidades do nosso computador.
Foi muito divertido e esperamos continuar com este projeto no próximo ano


Teresa Cides - professora titular do 3º A, da Escola E. B. 1 Actor Vale









O título do livro que estou a ler é: “O Reino Animal – Os Vertebrados”.
O que gostei mais deste livro foi dos macacos. Porque eles são engraçados e depois de o ler fiquei a conhecer algumas curiosidades sobre os macacos.
Aconselho os meus colegas a lerem este livro porque tem muitas espécies de animais e mostra-nos muitas coisas engraçadas.

Tomás Santos - 3º ano / turma A
Escola E. B. 1 Actor Vale 



O título do livro que estou a ler é: "Hansel e Gretel".
O que eu gostei mais deste livro foi quando a Gretel enganou a bruxa e soltou o Hansel.
Porque a Gretel foi muito esperta para enganar a bruxa.
Aconselho os meus colegas a lerem este livro porque tem muita aventura e felicidade.

Xueyi Wang - 3º ano / turma A
Escola E. B. Actor Vale

O título do livro que estou a ler é:
O AMOR O QUE É?”.
O que gostei mais deste livro foi das quadras mais lindas do Amor, porque é sempre bom ler quadras sobre o amor.
Aconselho os meus colegas a lerem este livro porque é muito lindo.

Érica - 3º ano / turma A
E. B. 1 Actor Vale.





O meu livro é: “A Árvore Generosa”.
A parte que eu mais gostei, foi quando o menino disse que ele amava aquela árvore. Porque a árvore estava a abraçar, com as folhas, o menino.
A imagem que eu mais gostei foi, a do menino a abraçar a árvore e ela a abraçá-lo. Achei interessante, porque nunca vi uma árvore a abraçar uma pessoa. Também gostei das cores que eram o preto e o branco, e dos desenhos que estavam bem desenhados.
Eu acho que os meus amigos também devem levar este livro, porque gostei das imagens e das histórias…
Elisama Penha - 3º ano / turma A
Escola E. B. 1 Actor Vale


O título do livro que estou a ler é:
 “O VOO DO GOLFINHO “.
O que gostei mais deste livro foi quando o golfinho quis ser pássaro e quando ele contou o seu segredo.
Porque é bom contar segredos uns aos outros.
Aconselho os meus colegas a lerem este livro porque tem magníficas paisagens e lindas palavras.

Beatriz Rosa - 3º ano/turma A
Escola E. B. 1 Actor Vale



O título do livro que estou a ler é:
OS OVOS MISTERIOSOS”!

O que gostei mais deste livro foi quando o menino pegou no frango e levou-o para comer.
Porque todos os irmãos do pinto o ajudaram a               salvar-se.
Aconselho os meus colegas a lerem este livro porque é maravilhoso, engraçado e bonito.

Brenda Ferreira - 3º ano/turma A
Escola E.B.1 Actor Vale


O título do livro que estou a ler é: OS MELHORES CONTOS DOS IRMÃOS GRIMM”.
O que eu gostei mais deste livro foi quando a Bela Adormecida encontrou o seu príncipe encantado.
Porquê? Porque achei esta história a mais bonita de todas.
Aconselho os meus colegas a lerem este livro porque é encantador, maravilhoso!
Andreia Peixoto e Stephanie Pereira - 3º ano/turma A
Escola E.B.1 Actor Vale
 


O título do livro que estou a ler é:
O Meu Álbum do Corpo Humano”.
O que gostei mais deste livro foi o longo percurso do sangue, as artérias vermelhas e as veias azuis.
Porque vi uma cidade dentro do nosso corpo.
Aconselho os meus colegas a lerem este livro porque é interessante pelas ilustrações.
José Álvaro e Ana Gomes - 3º ano/turma A
Escola E. B. 1 Actor Vale




O título do livro que estou a ler é: “DINOSSAUROS”. 
O que gostei mais deste livro foi descobrir os meios de defesa, porque os mamíferos têm alguma defesa.
Aconselho os meus colegas a lerem este livro porque é um livro de aventura e descoberta.
Hugo Daniel Carvalho Figueiredo - 3º ano/turma A
Escola E. B. 1 Actor Vale




O título do livro que estou a ler é: “MATÉRIA” da coleção Visual Ciência.
O que gostei mais deste livro foi das experiências perigosas. Porque gostava de aprender a fazê-las. Uma delas foi aprender a fazer vidro. Aconselho os meus colegas a ler este livro porque é interessante e tem muitas imagens grandes e giras.

Inês Conceição - 3º ano/turma A
Escola E. B. 1 Actor Vale


O título do livro que estou a ler é: “A CACHOS DOURADOS E OS TRÊS URSOS”. O que gostei mais deste livro foi das imagens. Porque as imagens são espetaculares e muito engraçadas.
Aconselho os meus colegas a lerem este livro porque é fantástico, giro e muito fácil de ler.

Leonor - 3º ano/turma A
Escola E. B. 1 Actor Vale




O título do livro que estou a ler é: ”TRAVA LÍNGUAS”.  
O que eu gostei mais neste livro foi “A lengalenga”, “A escola politécnica”.
Aconselho os meus colegas a ler este livro porque tem muitas lengalengas.

 


Duarte Silva - 3º ano/turma A
Escola E. B. 1 Actor Vale


 

O título do livro que estou a ler é: “IMAGILÂNDIA”.
O que gostei mais deste livro foi o pavão na floresta, o rio, a beira-mar, a praia...
Eu gostei desta parte porque achei muito bonita, maravilhosa.
Aconselho os meus colegas a lerem este livro porque é engraçado.
Yukta Amichande - 3º ano/turma A
Escola E. B. 1 Actor Vale



O título do livro que estou ler é: ”TOBIAS E AS MÁQUINAS DE LEONARDO”.
O que eu gostei mais neste livro foram as ilustrações. As imagens são interessantes porque estavam bem desenhadas e pintadas.
Aconselho os meus colegas a lerem este livro porque é muito interessante, e no final aparece um senhor idoso com um menino que eu acho que é o Leonardo.


Adriana Figueiredo - 3º ano/turma A
Escola E. B. 1 Actor Vale

























O título do livro que estou a ler é: “Abecedário Maluco”. O que gostei mais deste livro foi: a supervelhinha. Porque: tomava banho nas águas do rio e assava galinhas dentro de um vulcão. E também gostei porque a velhinha dormia com os lobos. Aconselho os meus colegas a lerem este livro porque é interessante pelas imagens e porque tem anedotas para rir.

Khushi Vassaram - 3º ano/turma A
Escola E. B. 1 Actor Vale

O título do livro que estou a ler é : “Feras e Heróis”.
O que gostei mais neste livro foram as imagens a preto e branco. As imagens são muito giras, porque são impressionantes e estão muito bem desenhadas.
Aconselho os meus colegas a lerem este livro porque é interessante e muito giro.

Pedro - 3º ano/turma A
Escola E. B. 1 Actor Vale






O título do livro que estou a ler é: “Xavier, o livro esquecido e o dragão enfeitiçado”.
O que gostei mais deste livro foi das ilustrações porque tinham desenhos giros.
Aconselho os meus colegas a lerem este livro porque é interessante e giro. Neste livro encontramos dinossauros e borboletas.
Rúben - 3º ano/turma A
Escola E. B. 1 Actor Vale




O título do livro que estou a ler é: “Anedotas de Animais”.
O que eu gostei mais neste livro foi do ELEFANTE E DA FORMIGA porque a formiga diz: ”- Toma lá que é para aprenderes”!
Aconselho os meus colegas a lerem este livro porque é Interesante. Gostei deste livro porque a história é engraçada e as imagens, são muitos giras.



















Tomás Fonseca de Souto - 3º ano / turma A
Escola E. B. 1 Actor Vale










O título do livro que estou a ler é: “O ROUXINOL”.
O que gostei mais deste livro foi uma paisagem de um palácio. Porque o palácio tinha flores maravilhosas, tinha um rio, tinha pássaros e uma casa bonita.
Aconselho os meus colegas a lerem este livro porque é muito giro, e porque as imagens são muito bonitas.

Devang - 3º ano / turma A
Escola E. B. Actor Vale






Eu gostei do livro porque é uma história muito gira, que se passa num pequeno jardim com várias plantas interessantes e com uma estátua de um rapaz de bronze. Nesse jardim, de noite, todas as plantas ganham vida, isso é o que torna a história engraçada e as plantas todas as noites viam as festas que a dona fazia.
No meio dessas plantas havia um gladíolo que tinha o sonho de fazer uma festa no quintal. Um dia o seu sonho realizou-se e conheceu uma menina que foi à festa das plantas. No dia seguinte, ela foi para a escola e contou às suas amigas, mas elas não acreditaram e fizeram com que a menina pensasse que tinha sido um sonho.
Alguns anos depois, ela já nem se lembrava bem daquela noite. Numa noite, a sua mãe mandou-a fazer um recado e ela foi! Quando passou pelo jardim viu as plantas com vida e aí lembrou-se de tudo.
Eu adorei o livro por causa desta linda história e recomendo-o a todas as pessoas que gostam de ler.

Evandra Silva - 6º D



Eu, adoro este livro!
A primeira razão é porque adoro a autora Maria Alberta Menéres, depois gostei muito porque tinha muitas canções, receitas, histórias... parecia mesmo um dicionário de Natal.
Quando estava a ler o livro lembrei-me do meu Natal. Enquanto li, escolhi também os meus textos e poesias preferidas. Escolhi uma delas - "Onde guardaste?". Uma poesia que gostei muito porque eram rimas que pareciam anedotas e escolhi o diálogo - "Uma entrevista ao Pai Natal". Quando estava a ler parecia que eu estava a falar com ele e ele comigo. Quando abri o livro logo me apareceu a poesia - "Truz Truz Truz", que me fez logo sentir, sem folhear o livro todo, que era mesmo giro e divertido e foi verdade! Escolhi este livro não só pela autora, mas também pela sua bonita ilustração.

Bhavini Vassaramo - 6º B


          
Na segunda semana de aulas, requisitei na biblioteca um livro, “A rapariga que perdeu o coração”, de Margarida Rebelo Pinto. Estou a participar no blogue para explicar porque gostei deste livro. No início da história diz-se que os livros são os melhores amigos da personagem principal, chamada Concha. Ela falava com os livros e os livros falavam com ela.
Uma longa e divertida viagem, cheia de mistérios e de aventuras. Eu gostei muito deste livro porque é divertido e, por isso, aconselho a que o leiam.
Carolina Monteiro - 5º A