quarta-feira, 26 de junho de 2013

"ARRAIAL DE PALAVRAS"

A Biblioteca Escolar colaborou com a iniciativa da CML - "Arraial de Palavras".
A atividade de escrita de poemas colectivos sobre o "Mar", integrada na Semana da Leitura, implicou na altura um levantamento e registo de palavras associadas a esse tema, conforme divulgado em março. No início de junho, inscreveram-se essas palavras (substantivos, verbos, adjetivos...) em bandeirolas, construindo festões que foram enviados para a CML. Unidos a outros, de muitas outras escolas, foram afixados nos jardins do Museu da Cidade.
  


segunda-feira, 24 de junho de 2013

3º ENCONTRO INTERGERACIONAL

O 3º Encontro Intergeracional, Avós na Escola - atividade com os utentes do Centro de Dia do Espírito Santo, beneficiários do projeto - “Viver Saudável”, da responsabilidade dos Médicos do Mundo, em articulação com a disciplina de EMRC e a Biblioteca Escolar -, realizou-se no dia 24 de maio.
Antes do encontro foram lançados aos avós dois desafios: participação numa entrevista "A Lisboa do meu tempo", atividade em articulação com os alunos do clube "Free2choose", que fizeram os registos de som e imagem; produção escrita sobre Lisboa, em prosa ou em verso. Do encontro constou:
- a apresentação da reportagem;
- uma leitura expressiva de um texto sobre a lenda de S. Vicente apresentada por três alunos do 8º ano;
- apresentação de pregões ao vivo pelos avós;
- leitura dos "trabalhos" produzidos pelos avós, um texto em prosa e duas poesias;
- leitura por duas alunas, uma de 6º ano e outra de 7º ano, de poemas sobre Lisboa, da autoria de poetas portugueses e visionamento de vídeos com as canções a que deram origem e que perduram na memória de gerações.
No encontro, foi oferecida aos avós uma brochura com compilação de informação sobre o Lisboa antiga e poemas selecionados. Foram ainda entregues diplomas aos participantes.
Depois da dança e das canções, o encontro terminou com um lanche convívio entre "avós e netos".

 

2º encontro com a ilustradora Andrea Ebret

A pedido da maioria dos alunos que participaram, anteriormente, no encontro com a ilustradora Andrea Ebert, tivemos no dia 22 de maio um workshop de ilustração que, desta vez teve como mote o tema Lisboa. Corresponderam ao convite, dirigido a todos os interessados com horário compatível com a sessão, 10 alunos do 5º e 6º ano de escolaridade.
A partir de projeções foram copiados para cartolinas os traços principais de imagens representativas do património da cidade; as formas foram recortadas e montadas sobre uma base também de cartolina. E assim, num trabalho de equipa, obtivemos o brasão da cidade, uma sardinha, um azulejo, um elétrico e o padrão dos descobrimentos, constituindo os cartazes que surgem nas fotografias que abaixo podem consultar.