terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

9 de fevereiro - Dia da Internet Mais Segura 2021

No dia 9 de fevereiro, celebrou-se o Dia da Internet Mais Segura. Noutros anos, as turmas de 5º ano têm sido convidadas a ir à Biblioteca e  tem-se pedido aos alunos que façam um cartaz ou um marcador de livros  sobre o tema, dirigido à comunidade escolar. Para isso, tem-se partido da exploração das dicas que aparecem nojogos do projeto Seguranet. À distância, há tarefas que também podem ser feitas.. Assim, para quem quiser aderir - porque a brincar também se aprende - proponho que os alunos comecem por entrar em alguns dos jogos abaixo, dirigidos aos 1º e 2º ciclos. Também existem outros para o 3º ciclo. 
Procedimentos: À medida que vão jogando, há dicas de segurança que aparecem no écran e que os alunos devem registar num papel. Depois, em papel A4, podem desenhar o cartaz, escrevendo a dica que escolheram e ilustrando-a, com as técnicas que escolherem (pintura, colagem…). Se conseguirem, poderão fazê-lo em computador.
No regresso à escola, havemos de expor os cartazes e podemos até fazer um concurso para escolher o melhor. Quem aceita o desafio? 

Sem comentários: